quarta-feira, agosto 24, 2005

O Conceito de MemberCare

PROJECTO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA REDE DE CUIDADO DE PASTORES, MISSIONÁRIOS, LÍDERES DE IGREJAS E RESPECTIVOS FAMILIARES (“MEMBER CARE PORTUGAL”).

Cada vez mais deparamo-nos com notícias que surpreendente e tristemente dão-nos conta de problemas graves de toda natureza enfrentados não somente por missionários transculturais e seus familiares, mas também pelos pastores e líderes nacionais. Em muitos desses casos verificam-se rupturas familiares, dificuldades emocionais profundas e/ou o término do ministério e o abandono do campo missionário, gerando ainda mais frustração e dor.

Infelizmente, muito pouco tem sido feito para prevenir ou evitar ocorrências desse tipo, ou mesmo para restaurar aqueles que de certa forma ‘caíram’ e sofrem as consequências.

Existe portanto uma lacuna profunda a ser preenchida. Biblicamente o desenvolvimento do “MEMBER CARE” tem suas origens nas admoestações para “amar uns aos outros” (João 13:34 e 35), “levar as cargas uns dos outros” (Gálatas 6:2) e outros textos similares, relacionados às recomendações de “uns aos outros”.

Neste aspecto, o “ MEMBER CARE” não tem nada de inovador. A novidade é a tentativa mais organizada de desenvolver formas amplas e sustentáveis de cuidar dos trabalhadores cristãos tanto em ambientes interculturais, quanto em ambientes intraculturais.

O texto de João 13:34 e 35 já mencionado acima mostra claramente a inseparabilidade do Grande Mandamento (amor) com a Grande Comissão (fazer discípulos de todas as nações). Em outras palavras, seremos cada vez mais eficazes no cumprimento da Grande Comissão à medida que simultaneamente exercemos, como demonstração de amor, o cuidado pleno e efectivo dos missionários, pastores, líderes e de suas famílias.

Portanto, podemos definir “ MEMBER CARE” como o contínuo investimento de recursos de todo tipo pelas agências missionárias, organizações cristãs e igrejas para o cuidado e desenvolvimento dos missionários, pastores, líderes e de suas famílias, ao longo de todo o ciclo da vida ministerial, do recrutamento à reforma.

“MEMBER CARE” significa também a responsabilidade de todos – igrejas enviadoras e receptoras, agências missionárias, companheiros de ministério, e especialistas em “MEMBER CARE” nas mais diferentes áreas de necessidade, segundo o modelo de Kelly O’Donnell em seu livro “Doing Member Care Well” (Cuidando Bem da ‘Equipa’).

Assim, vamos trabalhar para a criação em Portugal de uma rede (network) de cuidado que disponibilize ao “público alvo” (trabalhadores cristãos e seus familiares) opções de cuidado específico em todas as áreas de necessidade, que servirá àqueles em Portugal mas também poderá ser uma espécie de “refúgio” para aqueles que estão em outras partes do mundo.

Esta network será composta pelos recursos já existentes (entidades, centros de lazer e descanso, locais especializados e profissionais diversos como psicólogos, psiquiatras, médicos e dentistas, conselheiros, e outros, etc...) no meio evangélico do País, que seriam sensibilizados e mobilizados de uma forma sincronizada para o assunto, com acessibilidade facilitada, ao mesmo tempo em que outros seriam igualmente influenciados/desafiados a trabalhar/investir no sector. Por outro lado, deve-se consciencializar e alistar o “público-alvo”.

Já mantivemos reuniões preliminares com possíveis parceiros dentro e fora de Portugal que alinham com este desafio, e obtivemos o apoio da liderança da Aliança Evangélica Portuguesa – AEP para a implantação deste importante projecto de cuidado integral, especificamente nos últimos dias com a AMIS – Assessoria de Missões da AEP, que espera poder contar com o MAPI-Portugal nesta importante área do seu projecto Missão Global 2015.

Nesse sentido, pensamos que as bases para o início do “MEMBER CARE PORTUGAL” já foram lançadas pelo MAPI, particularmente através dos trabalhos já iniciados relativos ao “Pastoreio de Pastores”, que já está a dar seus primeiros frutos no meio da liderança evangélica, e que, juntamente com outras ferramentas e estruturas do MAPI, poderá desenvolver esta rede de cuidado tão necessária nessa árdua batalha espiritual que se trava em Portugal.

Finalizando e resumindo, a presente proposta visa integrar esta rede de cuidado integral “MEMBER CARE PORTUGAL” à estrutura do MAPI-PORTUGAL, vinculando-a inicialmente ao “Pastoreio de Pastores”.

António Rodolpho
30/11/2004

2 Comments:

At 2:45 da tarde, Anonymous carlos freitas said...

Hi Rodolpho
Gostei do que li, são temas de enorme reflexão,quanto mais estiver-mos unidos naquilo que é Divino, mais podemos receber.
O meu pensamento é: quanto mais compartilha-mos maior é o nosso crescimento.
Carlos Freitas

 
At 3:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » » »

 

Enviar um comentário

<< Home